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quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

No Brasil em 2015 a exportação de produtos orgânicos cresceu 15% chegando a US$ 160 milhões

O valor alcançou US$ 160 milhões, informa o coordenador executivo do projeto, Ming Liu. "A meta deste ano é crescer entre 10% e 15%", continua. Ao todo, 77 empresas produtoras e processadoras de alimentos orgânicos fazem parte do Organics Brasil, projeto fomentado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento). Para Ming Liu, o crescimento expressivo nos embarques reflete a tendência mundial do segmento. "Houve uma recuperação em relação a 2013, conseqüência, em parte, da desvalorização do real ante o dólar, o que tornou os produtos brasileiros mais competitivos", diz. 
Sobre o mercado global, o executivo enumera que atingiu no ano passado a marca de US$ 72 bilhões, com taxas de crescimento na ordem de 11,5% ante 2014. "A grande surpresa foi o surgimento da China como o quarto maior mercado mundial de orgânicos, atrás de EUA, Alemanha e França." Já o tamanho do mercado brasileiro é estimado em R$ 2,5 bilhões ao ano, incluindo as exportações. "A expectativa para este ano é de crescimento interno de 30% a 35%, sobretudo com a expansão da cadeia de lácteos e de origem animal, com maior valor agregado."


Fonte: Globo Rural

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