Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Cooperativa muda imagem de produtos e aumenta vendas


A Cooperativa dos Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), no Rio Grande do Sul, atravessa a melhor fase desde a sua fundação, em 1998. Os associados comemoram o fechamento de 2010 com o resultado de R$ 1,4 milhão em vendas, contra R$ 140 mil de dois anos antes. A nova identidade visual de seus produtos, desenvolvida por meio de consultoria do Sebrae no Rio Grande do Sul, foi o fator que mais pesou para o crescimento dos negócios. Conforme o sócio-fundador Jorge Mariani, a Coopeg reúne 32 famílias de Garibaldi, que se dedicam à agricultura orgânica e à agroindústria, contando também com integrantes de outros municípios da Serra Gaúcha.
Entre os produtos que fabricam estão o suco de uva orgânica - o principal deles -, vinhos, espumantes, doces de frutas e verduras. Segundo Mariani, a procura por capacitação no Sebrae teve como meta melhorar a gestão dos produtores e da cooperativa para aumentar a renda das famílias envolvidas. Por meio de o projeto Desenvolver a Fruticultura e a Produção Orgânica da Serra Gaúcha, do Sebrae no Rio Grande do Sul, os cooperados foram capacitados em custos e planejamento na empresa rural. Isso, segundo Mariani, foi importante para que aperfeiçoassem a gestão. Qualificar a produção resultante dos cursos e segmentar as atividades entre os agricultores, com estratégias definidas para cada um, representaram pontos de destaque. O reposicionamento de imagem, com a mudança de identidade visual e rótulo dos produtos, resultou em novos pontos de vendas e aumento da comercialização.
"Tínhamos o produto orgânico de qualidade, mas precisávamos de uma roupagem melhor e de um marketing efetivo", diz ele. Mariani conta que, participando de diversas feiras, os produtores observaram que tínham um grupo seleto de consumidores potenciais, que faziam questão de adquirir produtos orgânicos, só que pediam embalagens mais sofisticadas. O suco de uva e o vinho com o selo Coopeg já ganharam as redes de supermercados do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, e os produtores estudam convites para exportar.
A Coopeg festeja ainda a seleção de seu nome como um dos fornecedores de produtos para a Copa de 2014 dentro do projeto nacional Talentos do Brasil Rural. Paralelamente, continua participando da alimentação escolar na região e integrando, desde 2001, os roteiros de turismo rural, com a Estrada do Sabor. Um dos próximos passos será a procura de parcerias de produtores de uva orgânica para atender à demanda crescente por suco. A safra atual da Coopeg deve ser de 200 mil litros da bebida.


Fonte: http://revistapegn.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário