Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Bons negócios para exportadores de orgânicos brasileiros

Em duas feiras internacionais no segundo semestre, empresas associadas ao Projeto Organics Brasil conseguiram realizar mais de US$ 5 milhões 380 mil em negócios de exportação para os próximos 12 meses.
A Biofach Japão recebeu compradores de orgânicos da Coréia, China, Hong Kong e Japão com realização de U$ 1milhão 750 mil em negócios das três empresas participantes – Surya (cosméticos), Jalles Machado (Açúcar) e Canaspirit (cachaça). “O mercado asiático é menor comparado com a Europa e Estados Unidos, porém é interessante para produtos como a cachaça e os cosméticos, que começam a ter boa aceitação nesses mercados”, explica Ming Liu, coordenador do Organics Brasil.
A Biofach América, que aconteceu em Boston, apresentou interesse muito conservador. O Brasil participou com seis empresas do Projeto Organics Brasil, que já mantêm seus negócios com os tradicionais distribuidores americanos.
“O que podemos dizer é que o mercado norte-americano sentiu o baque da economia, que teve crescimento de 5,3% ante o crescimento de dois dígitos nos anos anteriores, mas, de qualquer forma, as empresas estão mais cautelosas No varejo, observou-se a consolidação das marcas de private label como forma econômica dos consumidores aumentarem o consumo de produtos orgânicos. Whole Foods, Trader’s Joe e Safeway são as maiores marcas de private label anualmente”, observa Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.
As empresas brasileiras que participaram da Biofach USA são – Native (açúcar e sucos), MN Própolis (mel), Beraca (ingredientes amazônicos para cosméticos), Triunfo (chá mate), Natural Fashion (roupas de algodão) e Art da Terra (bijouterias de capim dourado) que resultaram em negócios fechados na ordem de US$ 4,5 milhões em exportação. O grande destaque foi a colocação dos produtos da Native e Surya Brasil em rede nacional na principal cadeia do mercado de naturais e orgânicos, o Whole Foods.
No primeiro semestre de 2010, a Organics Brasil fechou US$ 12 milhões em negócios com participação nas feiras - Biofach Nuremberg, ExpoWest (Estados Unidos ) e SIAL (Canadá).
Perfil do Projeto Organics Brasil - O Organics Brasil surgiu para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única, atendendo aos mais exigentes padrões de adequação sócio-ambiental. O Projeto Organics Brasil é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.


Números do Projeto Organics Brasil

Desde da criação, em 2005, o Projeto Organics Brasil trabalha a imagem dos produtos orgânicos brasileiros, nos mercados internacionais e promove seus associados em missões comerciais, rodadas de negócios e feiras internacionais, com amplo material impresso e virtual. Os resultados são efetivos tanto em negócios estabelecidos como na prospecção com as maiores redes varejistas do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário