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domingo, 20 de setembro de 2009

O alimento orgânico chega na europa oriental


Quando o comunismo se desintegrou duas décadas atrás, os europeus orientais ficaram encantados em descobrir os fast foods que simbolizam o capitalismo. Mas hoje eles estão cada vez mais optando pelo alimento orgânico. "A tendência geral é que cada vez mais produtos orgânicos estejam sendo vendidos nos antigos países da União Soviética," disse Amarjit Sahota, chefe do departamento de pesquisa de uma empresa de consultoria de produtos orgânicos sediada em Londres.
O capital romeno considerou recentemente a abertura de lojas orgânicas nomeadas Biofood, ou Bio Revolution,na vizinha Hungria, os mercados orgânicos são realizados a nível nacional regularmente toda semana Na Polônia, há gôndolas de produtos orgânicos em quase todos os supermercados, e na Sófia capital búlgara, a loja especialista em produtos orgânica que abriu o ano passado, agora está estendendo suas atividades em um café vizinho.
Mesmo na Transilvania o arcebispo converteu-se ao alimento livre de pesticidas. “Enquanto os consumidores se tornam mais informado sobre a produção alimentar, procuram produtos de alta qualidade, " disse Sahota. Os jornais romenos, por exemplo, estão multiplicando matérias sobre agricultura orgânica e alimento saudável, como o Adevarul, o maior diário local,que criou uma página verde; dedicada aos tópicos ambientais e orgânicos. “Os Romenos eram fascinados pelo McDonalds e pela Coca-Cola após a queda do comunismo em 1989, mas hoje as pessoas pensam mais sobre sua saúde e estão começando lentamente a consumir produtos orgânicos” disse Mariano Cioceanu, presidente da ONG Bio Romania.
Mas o mercado da Europa oriental permanece pequeno comparado a Europa ocidental, como demonstrou o Organic Monitor showing 2007 que apresentou as vendas dos produtos orgânicos em 2007, neste relatório o mercado da bebida orgânica atingiu 60 milhões de euros (88 milhão dólares) na Europa oriental e na Europa Central, enquanto que na Europa ocidental este mercado atingiu 20 bilhões de euros.
Na România e na Bulgária, por exemplo, o alimento e bebidas orgânicas somam somente um por cento das vendas totais do alimento, de acordo com os ministérios da agricultura de ambos os países. Mas o crescimento é constante, com pouco impacto no setor em decorrência da crise econômica.

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