Páginas

sábado, 21 de março de 2009

Vinícola Velho Museu – Juan Carrau o primeiro vinho orgânico no Brasil

Quando, em abril de 1752, Francisco Carrau Vehils adquiriu o vinhedo chamado La Mañana no povoado de Vilasar de Mar certamente ele não imaginava que ali iniciava uma tradição que se perpetuaria por mais de 250 anos. Seus descendentes cruzaram os mares em direção às Américas e trouxeram junto à vocação vitivinícola da família. Em 1930 a família Carrau migrou para o Uruguai, onde, em pouco tempo consolidou seu prestígio na produção de vinhos finos.A adega Velho Museu - Juan Carrau, Atelier do Vinho, desde o final dos anos 80 está instalada em Conceição da Linha Feijó, uma bucólica localidade a 8 Km do centro de Caxias do Sul, berço dos primeiros vinhedos de Vitis vinífera da região.
É no Atelier do Vinho que Juan Carrau-Bonomi, nona geração dos Carrau vitivinicultores, continua as atividades iniciadas por seu pai, Juan Francisco Carrau, no Brasil, conciliando a produção de uvas orgânicas na fronteira Brasil/Uruguai com elaboração artesanal de vinhos finos na Serra Gaúcha.Hoje, a Velho Museu - Juan Carrau trabalha com a certeza de poder oferecer, dentro de cada garrafa, não só a tradição e a experiência de 9 gerações dedicadas à vitivinicultura mas, também, a certeza de estar oferecendo um produto genuíno, natural, fruto da matéria-prima mais importante: o respeito à Natureza, ao consumidor e às futuras gerações.


O Primeiro Vinho Orgânico


Em 1997, foi apresentado o primeiro vinho orgânico do Brasil: o Cabernet Sauvignon Juan Carrau Orgânico, um vinho com grande personalidade e características marcantes. Posteriormente, no final de 1999, foi elaborado o primeiro vinho fino branco, um Gewürztraminer de aroma e paladar únicos. E o mais importante: ambos absolutamente saudáveis.O resultado das análises das amostras dos vinhos enviadas ao BIOS, instituição certificadora de produtos orgânicos de Vicenza, Itália, confirmaram a qualidade orgânica dos vinhos elaborados pela Velho Museu e, também, que os procedimentos para condução orgânica adotados nos vinhedos estão contribuindo positivamente para a formação de uma nova consciência ecológica e comercial.
O Biólogo Dr. Juan Carrau-Bonomi é Professor Titular de Biotecnologia do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul. Desenvolve pesquisas em Ecogestão, Vinhedos e Vinhos há mais de 25 anos. Isto permitiu organizar o esforço conjunto Universidade/Empresa que resultou na elaboração dos primeiros vinhos brasileiros de uvas nobres de qualidade orgânica em termos da Norma 2092/91 da Comunidade Econômica Européia.


3 comentários:

  1. Prezado Sr.
    Moro em Pernambuco e até a década de 80 comprei o vinho velho do museu. Me ausentei do país por um período e tenho tentado restabelecer esse contato mas sem sucesso.
    como poderia voltar esse contato?
    Atenciosamente
    José Lamartine Aguiar
    aguiarjl@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só que o Juan Carrau que mencionei é professor aposentado da UCS - Universidade de Caxias do Sul e tem seus vinhedos e vinícola no Rio Grande do Sul. A vinícola Carrau uruguaia e dos irmãos dele. O amigo jornalista do SENGE-PR Manoel Ramires me comunicou que vai corrigir o texto de acordo com minha resposta original. Att., Geraldo Deffune
    https://wine-co.com.br/velho-do-museu-atelier-carrau/?age-verified=ec823754d7

    ResponderExcluir
  3. https://mundoorgnico.blogspot.com/2009/03/vinicola-velho-museu-juan-carrau-o.html?m=1

    ResponderExcluir