COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Produtor de queijo canadense é um exemplo da força do setor orgânico em Quebec

Durante o verão, as vacas de Daniel Gosselin e Suzanne Dufresne pastam em pastagens semeadas com mais de uma dúzia de plantas com flores cuidadosamente escolhidas. No inverno, eles ficam dentro de um celeiro quente e espaçoso e mudam sua dieta para forragens secas.
A dieta sazonal da vaca é o ingrediente secreto que transmitem os sabores distintos dos queijos finos produzidos na cidade de  Saint-Jean-sur-Richelieu, Canadá,  onde o casal faz com leite orgânico rico e certificado do seu pequeno rebanho de vacas Brown Swiss.
Sua fazenda, nas pradarias Ferme des Belles, tem sido da família Gosselin desde 1950 e é certificada orgânica por mais de 20 anos. Hoje eles vendem uma variedade de linhas de queijos especiais tanto no "verão" quanto no "inverno" queijos para clientes que amam tanto os mais escuros amarelos-laranja que produzem no verão, enquanto as vacas pastam nos campos, e os queijos mais brancos que elas produzem no inverno.
Ser um fabricante de queijo ou produtor certificado de leite orgânico não é incomum em Quebec, é claro. O diretório provincial de produtos orgânicos certificados para Quebec lista atualmente 111 produtores de leite orgânicos, certificados pela Ecocert ou Organisme de certificação Quebec-Vrai.
O que distingue a exploração agrícola de Gosselin e Dufresne é que eles ainda são um dos poucos fabricantes de queijo em Quebec que permanecem no negócio altamente regulamentado de produção de queijo de leite cru.
Quebec é a única província do Canadá onde queijos de leite cru com idade inferior a 60 dias podem ser vendidos, desde que todos os padrões exigidos relacionados à higiene, acompanhamento e inspeções sejam mantidos.
Dizer que Gosselin e Dufresne têm sido bem sucedidas é um eufemismo. Eles têm produzido queijos premiados e hoje emprega nove pessoas, incluindo sua filha Marie-Pier. Eles utilizam todo o leite do seu pequeno rebanho de 30 animais e produzem com métodos de gestão biológica na sua fazenda de 65 hectares que é quase inteiramente auto-suficiente em alimentos para animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07