domingo, 13 de novembro de 2016

PepsiCo lança novo gatorade orgânico

De olho no crescimento do mercado de produtos orgânicos, a PepsiCo lança uma versão orgânica do Gatorade com a certificação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês). O curioso é que o produto foi desenvolvido em laboratório e é uma espécie de teste para saber se um produto desenvolvido nessas condições, com sabores artificiais pode se adaptar a esse mercado que cresce a passos largos naquele país.
Para ser considerado orgânico, o novo Gatorade G Organic teve que se livrar de ingredientes artificiais e a PepsiCo precisou aperfeiçoar o processo de fabricação. Segundo a fabricante, a linha contém apenas sete ingredientes, passando por água, sal marinho, açúcar de cana orgânico, ácido cítrico, saborizante orgânico, citrato de sódio e cloreto de potássio. Cada uma das etapas foi aprovada pelo USDA, a fim de garantir que os produtos orgânicos sejam mais naturais e menos prejudiciais ao meio ambiente.
“Escutamos em alto e bom som nos vestiários e em nosso trabalho com nutricionistas que há um interesse e um desejo entre os atletas de consumir produtos orgânicos”, disse o vice-presidente sênior e gerente-geral da Gatorade, Brett O’Brien. “Em torno de 10 a 12% dos atletas dizem que estão interessados em comprar produtos orgânicos”.
Após dois anos de pesquisas, a empresa agora está vendendo o G Organic de morango, limão e frutas vermelhas em alguns supermercados, disse O’Brien. A empresa pretende expandir o lançamento para alguns mercados, lojas de produtos naturais e lojas de conveniência nas próximas semanas. 
O G Organic, que contém sete ingredientes, é a primeira bebida esportiva grande a atender aos consumidores de alimentos e bebidas que buscam produtos com menos ingredientes e componentes mais naturais.
O Gatorade, que controla 70% do mercado de bebidas esportivas, está enfrentando uma pressão maior de novos concorrentes, como a água de coco, porque os consumidores estão mais concentrados do que nunca nos ingredientes. As vendas do setor de alimentos orgânicos nos EUA chegaram a US$ 43,3 bilhões em 2015, 11% a mais que no ano anterior, e as vendas do setor de alimentos como um todo avançaram 3%, de acordo com a Organic Trade Association.
Mas o lançamento do G Organic tem seus riscos. A PepsiCo foi criticada recentemente após a troca do adoçante usado na Diet Pepsi, o que obrigou a empresa a relançar uma versão com aspartame menos de um ano depois de retirá-la do mercado. Embora a empresa não esteja modificando os ingredientes do produto que é seu carro chefe, como a PepsiCo fez com a Diet Pepsi, uma ampliação da marca Gatorade — que já inclui o G2, de baixa caloria — poderia confundir os consumidores.
“Como eles podem se concentrar na possibilidade de modificar os ingredientes sem alterar o sabor, esta é uma situação que beneficia a todos”, disse Adam Fleck, analista de bebidas da Morningstar. “Mas é preciso tomar muito cuidado para não excluir os clientes atuais na tentativa de atrair clientes antigos que abandoaram a marca ou um público novo”.


Fonte: Bloomberg

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