COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 3 de abril de 2012

Brasil e Dinamarca pretendem produzir suínos e aves orgânicos

De volta ao Brasil depois de uma semana de reuniões e visitas técnicas na França e na Dinamarca, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia, Santa Catarina, Valdir Ávila, diz que o projeto "Desenvolvimento de novas estratégias para a produção pecuária no Brasil e na Dinamarca" está agora em fase de encaminhamento de propostas de pesquisa, à espera de um edital de financiamento para iniciar os trabalhos. Nas universidades de Aarhus e de Copenhague, Ávila apresentou estudos, feitos na Embrapa Suínos e Aves, de desenvolvimento de novas estratégias para sistemas produtivos animais e discutiu futuras participações em projetos da União Europeia na área de sistemas produtivos pecuários alternativos. 
"Nosso próximo passo é mantermos o contato entre Brasil e Dinamarca, para o mais breve possível iniciar o projeto", disse o pesquisador. O projeto, em colaboração com a Universidade de Aarhus, é financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação da Dinamarca.Já na França, em visita a propriedades nas cidades de Villarceaux e Grignon-Voves, aconteceu um encontro com pesquisadores da AgroParis Tech que resultou num pré-projeto de caracterizaçãoagroecológica de sistemas integrados de produção animal no Brasil e no país europeu. 
O objetivo desse estudo é caracterizar os fatores ambientais, socioeconômicos, técnicos e de mercado do uso de tecnologiasrelacionadas ao manejo agroecológico em unidades familiares de produção integrada no Brasil e na França.A ideia é selecionar 60 propriedades (30 no Brasil e 30 na França) que desenvolvam atividades relacionadas ao manejo agroecológico em sistemas integrados de produção.
Em duas unidades de cada país serão implantadas diferentes tecnologias relacionadas ao manejo de pastagens e volumosos e de produção vegetal com uso de adubação verde, introdução de leguminosas, uso de insumos alternativos (fosfatos de rocha, termopotássio e inoculantes), além da utilização de suplementação com subprodutos disponíveis na região. "Entre os resultados esperados, está o estabelecimento de modelos de produção integrada com identificação das práticas e processos utilizados para otimização dos sistemas que poderão ser transferidos e trocados para grupos do Brasil e da França", disse Ávila. 


 Fonte: http://www.ruralcentro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07