segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um estudo revelou que o ketchup feito de tomates orgânicos contém níveis mais elevados de polifenóis

Um estudo científico revelou que o ketchup feito de tomates cultivados organicamente contém níveis mais elevados de polifenóis que o ketchup feito de tomates convencionais. Polifenóis são moléculas funcionais de origem vegetal com benefícios de saúde comprovados para os seres humanos, relata a Universidade de Barcelona. O estudo focalizou a análise bioquímica e metabolômica de uma gama de ketchups de diversas marcas.
De acordo com este novo estudo, o sistema agrícola em que são cultivados os tomates afeta os níveis de compostos bioativos e outros metabolitos encontrados nos ketchups comercialmente disponíveis. A primeira autora do estudo, Anna Vallverdú-Queralt, explica que outros estudos têm usado a analise metabolômica para verificar as alterações em tomates causadas por mutações. Aplicando esta metodologia para seu estudo, eles foram capazes de fazer as primeiras observações de diferenças entre ketchups comerciais feitos a partir de tomates orgânicos e convencionais.

O estudo concluiu que os polifenóis são os principais diferenciais marcadores entre os produtos que contêm tomates cultivados organicamente ou convencionalmente. Os resultados mostram que o ketchup feito de tomates cultivados organicamente contém níveis mais elevados de flavonóides, de compostos polifenólicos, flavanones e ácidos fenólicos, biomoléculas com propriedades antioxidantes e protetores dos efeitos do envelhecimento das células no corpo humano.



Fonte: http://www.ub.edu

Um comentário:

  1. Olá, ótima notícia esta. Só dou ketchup orgânico para meus filhos há muitos anos. Aqui em SP encontro um muito gostoso da marca Jatobá Orgânico. Já li muito a repeito sobre todas os resíduos que se encontram nestes ketchups comerciais convencionais. Nenhum pai e mãe deveria dar a seus filhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...