COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 4 de dezembro de 2011

Dinamarca: Novo recorde de exportações de orgânicos

Pelo quinto ano consecutivo, foi verificado na Dinamarca, um aumento nas suas exportações de orgânicos. As exportações mais do que triplicaram nos últimos quatro anos. As exportações atingiram 115 milhões de euros em 2010, um aumento de 15% se comparado com 2009.
"O setor orgânico na Dinamarca está crescendo e ao mesmo tempo as vendas de consumo no mercado interno estão também aumentando. Nós somos um país onde as pessoas compram mais produtos orgânicos, e a Dinamarca tem o mercado orgânico mais desenvolvido do mundo,"diz Klaus Bentzen, Gerenciador de exportação de orgânicos na Dinamarca. "O potencial para produtos orgânicos dinamarquês é enorme, uma vez que o mercado orgânico continua a crescer globalmente. Ele está praticamente em todos os grupos de produtos. Carne, leite e ovos são os mais importantes grupos de produtos orgânicos. Novo investimento do governo na promoção de exportação de orgânicos nos ajudará a expandir as exportações ainda mais." A Dinamarca tem levado suas empresas de produtos orgânicas para uma série de promoções importantes para exportação, especialmente na Alemanha e na Suécia. O próximo grande evento será a BioFach em Nuremberg em fevereiro de 2012.
A Alemanha é o país mais importante para a Dinamarca em termos de exportação, comprando 44% dos produtos orgânicos dinamarqueses, e os produtos lácteos e ovos com 49% foram as mais importantes categorias de produtos orgânicos em 2010. Randi Kock, gerente geral da Friland, um dos maiores produtores de carne orgânica do mundo, quer mais agricultores dinamarquês convertendo-se para orgânico: "o crescimento poderia ter sido muito maior para os nossos produtos se tivéssemos acesso a vários ingredientes dinamarqueses. Assim todos nós precisamos ajudar a garantir condições para os fabricantes criarem uma base mais sólida das matérias-primas para usar o enorme potencial de exportação."
Com uma participação de 36%,as frutas e legumes dominaram as importações de produtos orgânicos. O segundo maior grupo foram os cereais com 15%, enquanto as importações de alimentos para animais representaram 9%. Klaus Bentzen explica as razões para o aumento das importações: "as importações foram crescentes, mas abaixo do nível de 2008. O aumento é uma conseqüência natural da conscientização ecológica se espalhando nas famílias mais e mais”.


Fonte: http://www.organicdenmark.dk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07