COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Agricultura vai contar com sistema interno para avaliação de conformidade

Técnicos do Governo do Estado, cooperativas e representantes de empresas ligadas ao ramo da agricultura familiar se reuniram, nesta segunda-feira (5), na sede do Sebrae/AL, para tratar da constituição do Sistema Participativo de Garantia (SPG), que visa a ampliação de acesso ao mercado dos produtos orgânicos por meio da avaliação gratuita de conformidade. O sistema é uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja no Vale do Mundaú – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL – em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Na ocasião, ficou determinada a criação de uma comissão especializada para a concessão de certificação orgânica para os produtos dos agricultores, que, segundo a gestora do APL, Leila Flávia, passarão a ter maior credibilidade no mercado. A partir de uma avaliação do cultivo dos alimentos sem agrotóxico pelos Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opacs), os produtos receberão ou não o aval da comissão, que deve ser formada por profissionais qualificados, aprovados por seleção. Para a gestora do APL Laranja no Vale do Mundaú, a ação representa uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para os pequenos negócios e para a agricultura familiar.
“Não será mais necessária a contratação de serviço terceirizado. O agricultor familiar terá um serviço disponibilizado pelo Governo do Estado, que não vai precisar pagar pelo processo de certificação, e garantirá maior eficiência e facilidade de venda no mercado”, explicou Leila Flávia.No início do mês passado, 25 técnicos estaduais e de empresas da área participaram de capacitação para a sistematização do SPG e formação da comissão. Nos próximos dias 19 e 20, os mesmos órgãos se reunirão para dar continuidade ao processo de definição dos parâmetros do projeto.


Fonte: http://aquiacontece.com.br

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem?

    Meu nome é Giovanna e escrevo para um site sobre moda e sapatos - Calcados.com - você conhece?
    Andei lendo seu blog e o achei muito interessante! O design é simples e moderno, muito bem feito, além de também ser bem escrito. Particularmente, gostei bastante dos posts, são ecléticos e falam de forma clara! Acho que tem tudo a ver comigo.

    Estou buscando blogs que estejam em sintonia com nossa forma de pensar e queria saber se você tem interesse em fazer uma parceria. Podemos ver um jeito de nos ajudarmos.
    Em nosso twitter temos mais de 1.000 seguidores e no facebook há quase 30.000 pessoas que curtiram nossa página. Publicamos posts todos os dias no site e, em seguida, atualizamos nas nossas mídias sociais, ou seja, tem muita gente visitando o site.

    Dê uma pensada e me diz o que você acha.
    Espero tua resposta, ok?
    Beijos,

    --
    Giovanna Oliveira
    Calcados.com
    https://www.facebook.com/Calcados
    http://twitter.com/#!/amocalcados

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07