COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Paraíba é a pioneira na produção orgânica de ovinos

Nos últimos anos, os produtos orgânicos vêm ganhando espaço nos mercados interno e externo pela mudança nos hábitos alimentares dos consumidores - a procura por alimentos saudáveis vem crescendo a cada dia. No Brasil, a produção orgânica geralmente está associada à produção de frutas, verduras e leguminosas. No entanto, a produção de leite, derivados e carne também pode seguir a mesma filosofia. Localizada no Município de Santa Terezinha, no interior da Paraíba, a Fazenda Tamanduá há dois anos vem investindo na produção orgânica de ovinos. Com uma produção 100% sustentável, o negócio é pioneiro no segmento na região nordeste, colocando a Paraíba em destaque pela inovação.
A Fazenda ainda está em sistema de organização da cadeia e, em breve, pretende estruturar a comercialização do produto nos mercados do país.Segundo Alan Glaydoon, veterinário responsável pela Fazenda Tamanduá, o processo de produção orgânica segue os requisitos das normas nacionais sem o uso de qualquer tipo de químicos, seja antibióticos ou hormônios, nos lotes de animais. “Nesse tipo de manejo o bem-estar animal vem em primeiro lugar e sempre buscamos o menor impacto ambiental possível”. As ovelhas da propriedade alimentam-se do pasto natural onde são cultivados também pés de romã em associação. “Nos pastos realizamos um sistema de descanso, utilizamos cercados móveis, energia solar para a irrigação e com essa alimentação natural e regrada evitamos as temidas verminoses e temos um animal extremamente saudável”, explica Glaydoon.
A Fazenda Tamanduá já conseguiu estruturar o esquema de padronização dos cordeiros para o corte. “São encaminhados animais com 120 dias de vida e que possuem 30 kg, isso rende para o comércio 15 kg de carne por animal e peças com cortes especiais, que em animais mais velhos não é possível”, comenta o veterinário. Segundo o gestor do Projeto de Ovinocaprinocultura Sustentável do Sebrae na Paraíba, Antônio Felinto, a carne orgânica possui sabor, aspectos nutricionais e maciez bem característica, justamente pelos animais terem um tratamento diferenciado durante o período de vida. De acordo com ele, a carne se desfaz com maior facilidade ao corte, ao contrário da carne convencional, que se mastiga muito mais para digerir. O aroma também é outro aspecto sensorial diferenciado. A produção orgânica é auditada, regrada e garantida pela WWF-Brasil, uma das maiores Organizações Não Governamentais de proteção à natureza e aos animais que apoia projetos de pecuária orgânica no Brasil.


Fonte: http://www.tosabendo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07