COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 21 de agosto de 2011

Gargalos impedem expansão do cultivo de orgânicos em Alagoas

A intensidade do aumento no consumo de alimentos orgânicos em Alagoas não acompanha a tendência nacional. Até mesmo na capital, Maceió, o comportamento e a percepção das pessoas em relação a estes produtos ainda continuam em ritmo lento, se for comparar com os dados apontados na pesquisa realizada, semana passada, em 7 estados, por duas empresas, a Organic Services e a Vital Food. Apesar da maré contrária, um aspecto do estudo, porém, soa como positivo e chama a atenção de consumidores, agricultores e técnicos: as alagoanas têm optado, cada vez mais, pelos orgânicos, assim como nas demais regiões.
Mesmo sem estudos e, portanto, dados oficiais, a produtora rural Rosilene Cardoso Ramalho – que é membro da Cooperativa Terra Agreste, a única do Estado que trabalha com o cultivo de alimentos orgânicos – frisa que às mulheres pertencentes a variadas faixas etárias têm optado mais pelos orgânicos nas suas compras semanais e mensais. Ela percebe isso na Feira Agroecológica, que é realizada uma vez por semana em Maceió e duas vezes em Arapiraca.“A gente nota que o público feminino tem sido cada vez maior, sobretudo entre as mulheres mais velhas (acima de 50 anos) e entre as jovens mamães. O motivo dos dois grupos é distinto. Enquanto o primeiro tem como prioridade combater algum problema de saúde, o segundo almeja a prevenção, sobretudo para os filhos”, explica Rosilene.
É o caso da museóloga Marta Melro. Há dois anos, quando voltou a morar em Maceió, trouxe consigo um velho hábito adotado no Rio de Janeiro, onde morou por mais de 30 anos: o gosto pelos alimentos orgânicos. Ela argumenta que o preço um pouquinho mais salgado compensa os riscos à saúde bem maiores na alimentação tradicional. “Confesso que gasto em média 10% a mais do que se estivesse comprando alimentos convencionais. Porém, se for colocar na balança, isso termina sendo o de menos”, declara.


Fonte: http://www.ojornalweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07