COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sábado, 25 de junho de 2011

Transgênicos ameaça produção orgânica no Paraná

O cultivo de variedades transgênicas de soja e de milho está ameaçando a frágil cadeia de produção orgânica no sudoeste do Paraná - área cujo perfil fundiário é o da pequena propriedade rural. A dificuldade na obtenção de grãos convencionais e a deficiência da logística são apontadas como as responsáveis pela contaminação da produção.
"Está cada vez mais difícil obter sementes não transgênicas para os produtores orgânicos. Além disso, há o problema da contaminação na colheita ou no transporte da safra", explica Marcio Alberto Challiol, diretor da Gebana, empresa com sede em Zurique, Suíça.
Essa situação está levando pequenos produtores a abandonar esse cultivo. Paulo Sobrinho Mackiewicz, produtor rural do município de Capanema - 650 quilômetros a oeste de Curitiba- é um dos que desistiram do orgânico.
Na última safra, ele perdeu o prêmio de 35% além do valor da saca de soja convencional devido à contaminação da produção com soja transgênica. A suspeita recaiu sobre a colheitadeira alugada por Mackiewicz, que poderia ter restos de soja transgênica.



Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07