COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 17 de maio de 2011

Santa Catarina receberá Semana de Alimentação Orgânica na Assembleia Legislativa

A definição do local onde irá ocorrer a Semana Nacional de Alimentação Orgânica, de 31 de maio a 5 de junho próximos, foi durante reunião conjunta entre as comissões de Agricultura e Política Rural e Turismo e Meio Ambiente, presididas, respectivamente, pelos deputados Aldo Schneider (PMDB) e Neodi Saretta (PT) nessa semana no debate sobre a alimentação orgânica.O evento, que contou com representantes da Epagri, Conab e lideranças municipais, culminou com o lançamento da Semana Nacional de Alimentação Orgânica e a realização de uma audiência pública na Assembléia para discutir os entraves na produção em Santa Catarina.
Promovida pelo Ministério da Agricultura, a Semana Nacional de Alimentação Orgânica ocorre em todo o país, com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da alimentação com produtos orgânicos e o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da produção de alimentos naturais e livres de agrotóxicos. Em Santa Catarina, o evento terá sua abertura no dia 31, com café da manhã no hall do Palácio Barriga Verde, das 8 às 10 horas, com degustação de produtos orgânicos produzidos no estado.
Segundo o economista e pesquisador da Epagri, Paulo Zoldan, em Santa Catarina a produção orgânica ainda é pouco desenvolvida, mas, pelas suas peculiaridades, o estado é um dos que mais teria a ganhar com o desenvolvimento da atividade. “Em Santa Catarina temos, majoritariamente, pequenos agricultores, que não podem produzir em grandes quantidades e buscam alternativas de renda. Ao mesmo tempo, estamos perto de grandes centros de consumo. Tudo isso nos favorece” disse.
O vice-presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Mauro Beal, acrescentou que a demanda por produtos orgânicos está em alta no exterior e que o estado não deve perder a oportunidade de conquistar os novos mercados que estão se abrindo. “Podemos ganhar muito em termos de sustentabilidade e agregação de valor, criando até mesmo um novo perfil para a produção agroindustrial catarinense, servindo de referência para o Brasil” ressaltou. Na condição de representante da Conab, Dionísio Back, afirmou, entretanto, que o incremento da produção catarinense ainda encontra alguns entraves, como a falta de incentivo por parte do governo e de divulgação. Back pediu aos parlamentares membros das duas comissões a instituição de políticas públicas voltadas ao segmento.
Entre as reivindicações levantadas estão o aumento de recursos destinados à pesquisa e a instituição de uma política de tributação diferenciada aos produtores. Os deputados Aldo Schneider e Neodi Saretta afirmaram que as Comissões seguirão alinhadas no detalhamento das medidas necessárias ao fomento da atividade no estado. Os encaminhamentos devem ser dados com a audiência pública já marcada para discutir o tema. Participaram também da reunião os deputados José Milton Scheffer (PP), Jorge Teixeira (DEM), José Nei Ascari (DEM), Altair Guidi (PPS) e Edison Andrino (PMDB), o representante da Comissão de Agricultura Orgânica da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca Paulo Tagliari, e a vereadora de Ibirama, Iracema Duwe.


Fonte: http://www.canalrural.com.br

Um comentário:

  1. Décio bom dia,

    Parabéns pelo blog, é ótimo e acompanho sempre, gostaria de saber se existe alguma empresa especializada em venda de sementes orgânicas, pois todas que encontro no mercado são tratadas.
    abs

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07