COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Neem é principal aliado na agricultura orgânica

A árvore do futuro. Assim é considerada por pesquisadores a espécie Neem, também conhecida como Nim. Ainda pouco conhecida no Brasil, à planta é muito utilizada na Índia, seu país de origem. O Neem é empregado em diversas áreas, tais como na fabricação de produtos de beleza e higiene, medicina alternativa e na agricultura orgânica, devido sua capacidade natural de controlar as pragas. Também é muito utilizado em produtos de higiene, tais como xampu, condicionador, pasta de dente e enxaguatório bucal.
Devido ao potencial químico de eliminar insetos que atacam as lavouras, a planta está cada vez mais sendo utilizada também como repelente natural. A bióloga e doutora Sueli Souza Martinez publicou importantes trabalhos e livros sobre as características e efeitos do Neem. De acordo com os resultados obtidos pelas pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), coordenadas pela bióloga, a planta possui mais de 50 compostos terpenóides, sendo a maioria com ação sobre os insetos.
Também ressalta que “os inseticidas naturais de Neem são biodegradáveis, portanto não deixam resíduos tóxicos nem contaminam o ambiente”. Mostraram efeitos letais e deformidades em larvas e pupas de lagarta do cartucho de milho, curuquerê do algodoeiro, ácaros e bicho-mineiro, cochonilhas e redução de postura em bicho-mineiro, broca do café e mosca branca. Sueli afirma que a Azadirachtina afeta o crescimento dos insetos. “Pela sua semelhança com o hormônio ecdise, que possibilita ao inseto trocar o esqueleto externo, perturba essa transformação e em altas concentrações pode impedir o crescimento, causando a morte da larva ou da pupa”, explicou. Com a conscientização ambiental e a importância do consumo de alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos, o Neem está ganhando destaque ao longo dos anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Orgânica Alimentos/K2 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07