terça-feira, 26 de abril de 2011

Agricultores orgânicos indianos visitam Cuba

A.S. Anand

Cerca de 1.600 agricultores orgânicos indianos, irão visitar Cuba para aprender sobre as conquistas do país em termos de agricultura orgânica. A Missão Indiana de Agricultura Orgânica do Estado de Karnataka, que está organizando a viagem, já preparou a lista dos agricultores a serem enviados ao exterior.O Presidente da Missão A.S. Anand disse que todas as bases da viagem já estão concluídas e que eles estão à espera da autorização do Gabinete de Ministros.A missão escolheu quatro agricultores orgânicos de cada conselho regional para a viagem. Ele disse que a missão tinha prescrito várias diretrizes para garantir que apenas os pequenos agricultores fossem selecionados.
Segundo ele, foi dada preferência às culturas familiares do que aquelas de cultivo comercial durante a seleção dos agricultores para a viagem a Cuba.A missão já entrou em contato com o embaixador cubano e tratará com ele o preenchimento das formalidades após receber autorização do Conselho de Ministros. As autoridades cubanas são de opinião que os meses de dezembro á junho será a estação ideal para visitar Cuba para estudar a agricultura orgânica, o Sr. Anand afirmou que a missão iria tentar iniciar a viagem a partir de dezembro. Os 800 casais de agricultores orgânicos serão levados em quatro grupos.
Ele afirmou ainda que a missão escolheu especialmente a viagem a Cuba porque a agricultura orgânica é praticada em quase 60 por cento das terras agrícolas do país. A agricultura orgânica não se limita apenas a área rural em Cuba,um grande número de moradores urbanos, também cultivam hortaliças orgânicas através da jardinagem em terraços, observou ele. "Dessa forma, a maioria das pessoas em Cuba são os consumidores, bem como os produtores", disse ele.
A missão quer que os agricultores em particular estudem o cultivo orgânico da cana de açucar em Cuba. "Ao contrário da Índia, pequenos grupos de 300 a 400 produtores de cana orgânica criaram sua própria gestão de fábricas de açúcar em cooperação em Cuba. Estas pequenas fábricas estão funcionando bem. Estamos considerando um exemplo a seguir em Karnataka e vamos tentar ajudar os agricultores que visitam cuba na criação de pequenas usinas de açúcar semelhante as daquele país ", concluiu Anand.


Fonte: http://www.thehindu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07