COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Agricultores familiares de Roraima adotam cultivo da agricultura orgânica

A agricultura orgânica começa a ganhar força em Roraima. De acordo com dados do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura são aproximadamente 110 famílias adotaram o método de cultivo em todos os municípios de Roraima.O engenheiro agrônomo, Erwin de Morais, diretor do Dater, afirmou que o interesse pelo consumo de alimentos orgânicos no Brasil cresce cerca de 30% a cada ano e com Roraima não tem sido diferente. Ele explica que isto ocorre porque a preocupação com a qualidade de vida fez com que o prato da população ficasse mais saudável.
“Uma alimentação equilibrada pede o consumo de frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos ou fertilizantes, proveniente de uma agricultura orgânica”, destacou. ainda de acordo com o engenheiro, os fatores positivos a favor da agricultura orgânica são muitos. Pesquisas e estudos realizados pelos mais importantes órgãos nutricionais e agrícolas do mundo confirmam que o alimento orgânico é mais nutritivo do que o alimento convencional. “Os alimentos de origem orgânica apresentam 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio, 91% a mais de fósforo, 125% a mais de potássio e 60% a mais de zinco, todas vitaminas essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da saúde”, concluiu.
Em Roraima uma das experiências com a agricultura orgânica que está mostrando resultados positivos se concentra na cidade de Caracarai. Famílias de pequenos produtores rurais no entorno da cidade estão cultivando variedades de hortaliças e frutas.O Técnico em Agropecuária, Francisco das Chagas Damasceno, responsável p
ela Casa do Produtor Rural de Caracarai e também produtor montou um projeto de assistência técnica para atender a dez famílias na região.A partir de uma produção própria com o cultivo de alface, repolho, pepino, pimentão, pimenta murupi e pimenta de cheiro, o produtor começou a incentivar outras famílias a também adotarem a agricultura orgânica.
O adubo utilizado no plantio vem da compostagem (técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos). Ele reaproveita o resto de capina e da própria cultura como folhas, cascas para fazer adubo orgânico.A técnica deu tão certo que o produtor inovou. Ele tem um trabalho inédito em Roraima que é a utilização de resíduos de pescados. Ele recolhe nas peixarias da cidade o resto dos peixes. O material fica por um período de trinta dias fermentando em tambor sem contato como ar.
Em seguida o produtor é coado e o liquido aplicado nas plantas.“É um adubo riquíssimo em nitrogênio e micro nutrientes que ajuda a desenvolver com mais rapidez as folhas e galhos das plantas, reduzindo o tempo de cultivo das hortaliças”, explicou Francisco.Sobre o ganho que a agricultura orgânica representa ele explicou que a técnica cons
egue reduzir em até uma semana o tempo da colheita. “Com o cheiro verde conseguimos reduzir a colheita em até nove dias em relação ao método tradicional. Isso representa ganho de tempo e desperdício de mão de obra. O resultado é um produto de maior qualidade e mais barato para o consumidor”, completou.

Inseticida natural

Os inseticidas utilizados na produção também são extraídos da própria natureza. Neste sistema ele utiliza plantas como urtiga e timbó, entre outros. Estas plantas nativas são repelentes naturais e excelentes para fazer o controle de pragas como o pugão, cochonilha, ácaro, lagartas e outras.Ele explica que os produtos orgânicos têm muitas vantagens em relação aos demais. Uma das vantagens é a preservação da saúde do agricultor, que não tem contato com o veneno dos agroquímicos.Outro fator positivo é o tratamento do solo que não se contamina com venenos e fertilizantes. Outra vantagem é a saúde do consumidor que terá um produto natural com mais nutrientes e melhor para a saúde.“Todas estas vantagens possibilitam ao produtor reduzir os custos da produção. Dessa forma ele terá condições de oferecer um produto de qualidade e com o preço mais competitivo no mercado”, concluiu.Toda a produção da agricultura orgânica de Caracarai abastece ao mercado local. A técnica também é bastante utilizada por comunidades agrícolas de Boa Vista.


Fonte: http://www.bvnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07