sexta-feira, 25 de março de 2011

Nasce a Aliança Orgânica

Intercâmbio de boas práticas, promoção, reconhecimento mútuo dos sistemas de certificação e de elaboração de normas: esses são os objetivos comuns estabelecidos por oito organizações européias de orgânicos que fundaram a Aliança Orgânica, na seqüência foi assinada por ocasião da Biofach 2011 em Nuremberg,um memorando de entendimento para promover a agricultura orgânica no continente.
As organizações que aderirem à aliança incluem a Icea (Itália), Bio Austria (Áustria), Bioforum (Bélgica), CAAE (Espanha), DEBIO (Noruega), Krav (Suécia), Naturland (Alemanha), Soil Association (Reino Unido).
"A Aliança pretende ser um laboratório de ativos - disse o presidente da ICEA italiana, Nino Paparella - para explorar as questões éticas e ambientais que estão por trás do nascimento e difusão da agricultura orgânica na Europa, para garantir a sua aplicação no setor agro-alimentar e nas áreas não regulamentadas."
De acordo com Francis Blake da Soil Association (que convocou a primeira reunião do grupo já em 2008): "Todas as nossas organizações estão profundamente enraizadas no movimento orgânico, com valores e aspirações, partilhando uma visão comum de um mundo que é verdadeiramente orgânico, de acordo com os princípios da IFOAM. E todos nós percebemos que nós podemos alcançar objetivos comuns de forma mais eficaz, trabalhando em conjunto e não separadamente.”
"A nossa colaboração - acrescentou José Luis García Melgrati da CAAE, que será o anfitrião da próxima reunião em maio - será o intercâmbio de boas práticas em diversos setores da agricultura (certificação e organização), partilha de idéias na promoção e defesa de direitos, no reconhecimento mútuo dos sistemas de certificação e desenvolvimento de normas.”
"Estes desafios incluem o fato de que a palavra 'orgânico' é agora definida por lei", diz Lars Nellmer da Krav, organizador da segunda reunião em 2010. "É um bom ponto de partida, mas há uma diferença significativa entre o que é verdadeiramente orgânico no sentido mais profundo. Acreditamos que é nossa responsabilidade fazer avançar a legislação para facilitar o seu avanço na direção certa e para promover a compreensão do mundo orgânico na opinião pública. "
A Aliança Orgânica (LOA) foi criada como uma rede, e as organizações partilham de tarefas administrativas e de gestão. O atual coordenador é o CAAE (www.caae.es). A Aliança será aberta a outras organizações, tanto na Europa como no mundo, que possuem os requisitos para assinar o Memorando de Entendimento.




Fonte: http://en.greenplanet.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...