COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Produtos orgânicos ganham espaço na amazônia

Em Cacoal, os produtos orgânicos podem ser encontrados nas prateleiras de alguns grandes supermercados e agora também tem espaço no Feirão do Produtor, onde são vendidos todas as quintas-feiras. Ali oito agricultores de Cacoal que aderiram ao sistema orgânico de produção – sem utilização de agrotóxicos – e com adubos naturais como a compostagem e o húmus, vendem hortaliças, legumes e frutas produzidos de forma saudável, sem os nocivos herbicidas e pesticidas, que podem prejudicar a saúde de quem consome os alimentos.O agricultor Antônio Damião produz neste sistema há quatro anos.
Na propriedade da família na linha União, a 21 km de Cacoal, ele e outros familiares tem alface, almeirão, tomate, cebolinha, rúcula, couve, salsinha, abóbora, milho, banana, limão e doces naturais. O destaque fica por conta do tomate orgânico, cuja colheita foi encerrada em dezembro passado, com recorde de produção. Segundo Antônio as vendas na feira incrementaram o orçamento da família, que também costuma vender os produtos nas casas dos clientes, “O pessoal compra até na linha, a gente não tá no supermercado ainda”, disse. Segundo ele, apesar de ter mais trabalho com a horta ‘ecologicamente correta’, o esforço vale a pena, além disso, o custo é menor.
“Sai muito mais em conta só que dá mais trabalho e o pessoal quer mais é jogar o veneno lá que é rápido”, disse.Até o repelente usado para espantar os insetos é natural, feito na própria horta. Por enquanto os produtores não têm muito lucro, porque o produto orgânico é vendido na feira pelo mesmo preço daqueles em que são utilizados agrotóxicos, já que os agricultores ainda não têm o selo verde, que atesta a qualidade do produto, mesmo assim eles têm buscado informações para conseguirem a certificação, e desta forma agregar valor aos alimentos.



Fonte: http://www.diariodaamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07