COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Orgânicos em crescimento no Rio de Janeiro

Criado há quatro anos com objetivo de gerar renda e popularizar produtos orgânicos no Rio, o projeto Hortas Cariocas está em expansão nos bairros de Jacarepaguá, Vargens e Recreio. Presente na comunidade do Jardim Anil, em Jacarepaguá, desde 2007, a iniciativa acaba de chegar à Escola Municipal Claudio Besserman Vianna, em Rio das Pedras, no mesmo bairro. De acordo com o coordenador do projeto, Julio Cesar Barros, o núcleo que funcionava no Conjunto Cesar Maia, em Vargem Pequena, até julho do ano passado, deve ser reativado em breve.
”Pretendemos expandir ainda mais o projeto na região. Temos cerca de 30 pedidos de comunidades de Grumari, Recreio, Vargens e Jacarepaguá. Estamos estudando a viabilidade de implantação”explica Barros.Localizada na Estrada Curipós, a horta do Anil conta com uma equipe de seis pessoas. O espaço, que pertence à Fundação Parques e Jardins, tem dois hectares e meio de área plantada. São 300 quilos de verduras, legumes, frutas e hortaliças colhidos mensalmente.
Os agricultores não usam defensivos nem adubos químicos. Assim como todas as 25 hortas do projeto espalhadas pelo Rio, a unidade conta com um sistema de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. Metade de toda a produção mensal é enviada a escolas, asilos e abrigos da região. A outra parte é comercializada pelos trabalhadores. A fim de facilitar essas vendas, estão previstas para março feiras livres itinerantes em áreas carentes da região. A periodicidade ainda não foi definida.



Fonte: http://oglobo.globo.com

Um comentário:

Área Agricultura Orgânica 07