COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

As formigas tecelãs podem ajudar na produção de frutas orgânicos na Africa

Uma equipe de investigação da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, está pronta para lançar um projeto com formigas tecelãs no próximo mês na Tanzânia e Benin, em colaboração com cientistas e agricultores locais para a produção de frutas orgânicas, com as formigas, possivelmente, servindo como uma fonte alternativa de proteína para os seres humanos. Um inseto arbóreo conhecido por ter um poder letal na sua mordida, a formiga tecelã foi vai servir como um agente de controle biológico natural contra pragas agrícolas, de acordo com antigos textos chineses datados de 304 aC.Cientistas dinamarqueses descobriram que a formiga tecelã pode, efetivamente, ajudar os agricultores na África, na agricultura de frutas, depois de pesquisar sobre a interação de formigas com pragas em mangueiras e cajueiros.
As moscas de fruta e outras pragas colocam seus ovos dentro dos frutos nas árvores, fazendo-os apodrecer. Até cerca de 80 por cento das culturas anuais de frutas colhidas na África foram perdidos dessa forma, de acordo com as estimativas atuais. "Para matar as moscas com pesticidas, você tem que fazer a manga tão venenosa para poder matar a larva", afirmou Mogens Nielsen Gissel, professor associado de biologia na Universidade de Aarhus, que gere atualmente o projeto das formigas tecelãs.

"Mas quando ela é muito envenenada para a larva comer, não pode ser bom para nós comermos”.Em uma entrevista na sexta-feira, Nielsen descreveu a forma como a formiga tecelã ataca as moscas das frutas. “Como a mosca leva até 20 minutos para pôr seus ovos, quando uma formiga vem, ela vai desistir, ou ela vai ser comido por uma delas".O Instinto assassino das formigas tecelãs ajuda os agricultores a proteger as suas culturas, e salva os seres humanos de usarem um monte de pesticidas, que contêm produtos químicos que são prejudiciais a nossa saúde. Essas frutas livres de produtos químicos podem buscar bons preços nos mercados de alimentos orgânicos na Europa e nos Estados Unidos.
Com uma bolsa de 1,3 milhões de euros da Agência Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (DANIDA), pesquisadores da Universidade de Aarhus vão lançar um programa para tornar o projeto comercialmente viável para os agricultores de pequena escala em Benin e à Tanzânia. A partir de janeiro, o programa irá apoiar a investigação de alto nível sobre medidas de controle biológico de pragas durante o treinamento aos agricultores locais a utilizar as formigas na agricultura orgânica de manga e castanha de caju. Universidades e cientistas da África também irão aderir ao programa.



Fonte:http://www.thehindu.com

2 comentários:

  1. eu gostaria de saber se todas as formigas comem as mesmas coisas

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de saber se todas as formigas comem as mesmas coisas

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07