COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escândalo na Itália, falsos limões orgânicos encontrados na Sicília

Mais de 150 toneladas de limões da Argentina foram apreendidas pela polícia de Syracuse, juntamente com os Carabinieri de Ragusa (Sicília, Itália), devido à falsificação: os frutos além de serem vendidos como limões sicilianos, também eram vendidos como orgânicos. A blitz foi realizada na fazenda Pasam, perto da aldeia de Cassibile (perto de Siracusa). Os dois proprietários da fazenda foram levados ao tribunal.
O que despertou as suspeitas da polícia era um constante vai e vem de caminhões de limões em uma terra onde os limões são cultivados. Assim, uma equipe de Carabineiros entrou em ação até que parou as operações de falsificação. Em duas linhas de produção, dezenas de trabalhadores foram esvaziando as caixas cheias de limões da Argentina (identificado graças à embalagem que não deixa dúvidas sobre a origem e tratamentos realizados) sobre uma esteira que levava os frutos para a zona de lavagem, onde os limões eram em seguida, levados para ser colocado nas caixas de novo com o rótulo de "produto orgânico". As mercadorias estavam prontas para serem vendidas na Itália e no exterior, especialmente no norte da Europa.
Os limões estavam em cinco frigoríficos, onde os produtos orgânicos eram armazenados, juntamente com o produto tratado. A polícia lacrou todas as nove geladeiras contendo limões. O valor das 150 toneladas de citrinos apreendidos atinge a cifra de 300 mil euros.
Os agricultores da organização Coldiretti afirmaram em uma nota que estão "satisfeitos com o resultado da operação". "O esforço do controle – afirma a nota - é expor os criminosos que põem em risco a atividade dos agricultores honestos.Gostaríamos de agradecer à polícia e todos os agentes da lei, porque a indústria de frutas e hortaliças é decisiva para todo o setor agrícola na região. e referiram-se a produção valiosa que deve ser reforçada com uma ação de apoio adequado. "







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07