COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Comissão Européia volta a atrás na decisão de regulamentar o vinho orgânico


A Comissão Européia retirou a proposta de regulamentar o vinho orgânico durante a reunião do Comitê de Regulamentação Orgânica dos estados membros da UE-27 realizada recentemente.
"O projeto sobre o vinho orgânico foi retirado pela Comissão por um compromisso credível que não pôde ser encontrado, que respeite as normas reais orgânicas em relação às aplicadas ao vinho convencional", disse à agência de notícias italiana ANSA Roger White, porta-voz da comissão de Agricultura da União Europeía, confirmando assim a decisão de Bruxelas”. "A Comissão prefere esperar ainda vários anos, ao invés de ter um compromisso que reduz o valor do termo orgânico, para o qual queremos regras claras e credíveis "afirmou Dacian Ciolos,.
O comissário Ciolos em recente reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Européia, em Mérida (Espanha) já havia salientado que "um vinho orgânico deve ser um verdadeiro vinho orgânico" e ele não estava disposto a comprometer-se neste princípio. O plano da Comissão Européia previa a presença de 100 miligramas por litro de sulfitos para os vinhos tintos e 150 para os vinhos brancos e rosas,50 mg a menos para cada categoria em relação aos níveis atuais para os vinhos convencionais.
Contra essas limitações, considerado demasiado rígida, estavam à maioria dos países da UE, principalmente as do Norte da Europa, com a adição de França e Portugal. Estes Estados cujos territórios faltam totalmente ou parcialmente a presença do sol e por isso a necessidade da utilização dos sulfitos (ou seja, a adição de dióxido de enxofre como um antioxidante) para estabilizar o vinho, bem como de açúcar para aumentar o grau alcoólico. O documento da Comissão foi considerado aceitável pelos países do sul da Europa, pois a produção de vinho orgânico é um nicho ainda a ser explorado.


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07