quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aumentam as margens de crescimento para o mercado de orgânicos chinês


Apesar dos preços serem cinco vezes superior à produção regular e as opções limitadas na oferta, à procura por alimentos orgânicos está crescendo na China, onde os consumidores estão cada vez mais prestando atenção ao que comem, sobretudo na seqüência dos escândalos recentes sobre segurança alimentar (como as crianças envenenadas no ano passado).
O mercado orgânico chinês que vale agora cerca de cinco mil milhões de yuan (732 milhões de dólares) deverá aumentar 20-30 por cento por ano nos próximos cinco anos, de acordo com Dejun Huang, analista, Consultor chefe da Beijing Orient Agribusiness.
"A economia chinesa vem crescendo por dois dígitos. As pessoas estão ficando ricas e eles estão exigindo uma melhor qualidade de vida", disse Huang.
A indústria alimentar da China é notoriamente propensa a crises de segurança, muitas vezes ligada à corrupção, como demonstrado pelos escândalos freqüentes que ocorrem no País: em 2008, pelo menos seis bebês morreram e 300 mil outras adoeceram quando o produto químico melamina foi usado para dar aos laticínios a aparência de ter um alto teor de proteína - um escândalo que chocou o país. E neste ano, cebolinhas com pesticidas, vagem tóxicos e perigosos pêras têm sido retirados das prateleiras.
Shi Yan - o gerente do litle donkey farm, uma fazenda de orgânicos fora de Pequim - diz que o interesse do consumidor em produtos orgânicos mostra que “todo mundo está preocupado com a segurança dos nossos alimentos". Sua fazenda tinha apenas 54 clientes, quando abriu no ano passado. Este ano, 320 famílias já se inscreveram até agora.
No entanto, analistas dizem que o alimento orgânico continuará a ser um nicho de produto na China devido à oferta limitada, especialmente porque a água e condições de solo necessário para as explorações orgânicas são cada vez mais difíceis de encontrar na China devido à rápida industrialização.
"A China tem uma população enorme, enquanto o rendimento da agricultura orgânica é muito baixo”, disse Huang. "Não temos os recursos para produzir alimentos suficientes para abastecer toda a população."

Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07