sexta-feira, 21 de maio de 2010

Batalha iminente para a regulamentação da UE sobre os vinhos orgânicos


Um conflito é esperado entre os 27 Estados-Membros sobre o plano da Comissão Européia para regular a produção de vinho orgânico da União Européia. As posições estão muito distantes, especialmente sobre os sulfitos.
A proposta foi analisada pela Comissão de Regulamentação da UE, e confirmou que a UE-27 estão fortemente divididos sobre a redução da presença de sulfitos no vinho orgânico em relação ao que Bruxelas propõe: que é de 100 miligramas por litro para os vinhos tintos e 150 para os vinhos brancos.
No vinho convencional permiti-se a quantidade limite de 150 miligramas para os vinhos tintos e 200 para os vinhos brancos. Embora a parte Central e os países do Norte da Europa pedem maior presença de sulfitos, os países do Sul, como a Itália pedem uma menor quantidade de sulfitos no vinho orgânico de qualidade para ser muito distinta da do produto convencional. A Itália, em particular pede para definir um menor teor de sulfitos, para não induzir em erro os consumidores, quando decidem consumir produtos orgânicos, como sublinhou o ministro da Agricultura italiano Giancarlo Galan.


Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07