segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cresce a produção de alimentos orgânicos no Estado do Texas - EUA


Economistas do Serviço de Extensão AgriLife do Texas observaram tendências crescentes relacionadas com a produção de alimentos orgânicos em todo o Estado norte americano,baseados nas vendas em 2008 que totalizaram US $ 149 milhões, de acordo com um levantamento inicial do Departamento de Agricultura dos E.UA, o National Agricultural Statistics Service.
No Texas, há 342 fazendas que produzem produtos orgânicos em 314.000 hectares, a maioria em pastagem (242.000 acres), de acordo com o Departamento de Estatísticas. Os alimentos orgânicos provenientes do Texas incluem leite, amendoim, hortaliças, batata, melão e algodão, disse Dean McCorkle, economista do AgriLife.
"Dos US $ 149 milhões em vendas à vista, 90 por cento das vendas, ou 134 milhões dólares são gerados por 10 por cento das explorações agrícolas", disse ele. "Quase a metade das fazendas orgânicas tem vendas anuais de US $ 5.000 ou menos."
A crescente conscientização da população está contribuindo para o aumento da procura de produtos alimentares orgânicos no varejo nos E.U.A que cresceram de US $ 3,6 bilhões em 1997 para US $ 21,1 bilhões em 2008, de acordo com os economistas da AgriLife.
"Os alimentos orgânicos são vendidos em mais de 20.000 lojas de produtos naturais e correspondem a quase três quartos das mercearias tradicionais em todo o país", disse o Marco Palma, economista da AgriLife.
Os pontos de comercialização direta, como os mercados dos agricultores fornecem uma configuração ideal para a compra de produtos orgânicos devido à interação com os clientes. Os mercados de agricultores têm crescido substancialmente nos últimos anos, existem atualmente mais de 100 mercados de agricultores no Texas sozinho e mais de 5.200 em todo o país.
Animais e produtos de aves representam a maior parte de todos os produtos orgânicos vendidos no Texas.O leite orgânico de vaca totalizou US $ 80,9 milhões em vendas em 2008. As vendas orgânicas totalizaram 43,2 milhões dólares em 2008, liderada pelo amendoim, legumes, batatas e melão e algodão. As vendas no setor pecuário e de aves totalizaram US $ 14,9 milhões.
"A maioria dos recursos veio da venda de vacas leiteiras e de bezerros", disse McCorkl.
Os produtores orgânicos no Texas tiveram uma despesa de US $ 121 milhões na produção orgânica, tendo como o item de maior custo os alimentos para os animais perfazendo US $ 51 milhões. As fazendas orgânicas no Texas tiveram despesas operacionais média de 330.157 dólares por exploração, em comparação com 171,198 dólares a nível nacional.
A saída mais comum do mercado para os produtores orgânicos era dos mercados de revenda, com 91,7 por cento das vendas. Os maiores compradores foram revendedores de cadeias de supermercados convencionais, representando 36,1 por cento das compras, seguido por cooperativas de produtores (28,3 por cento) e distribuidores, atacadistas, corretoras e re-embaladores (12,7 por cento).

Tradução e Pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07