COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 4 de março de 2010

Presídio feminino do Sertão incentiva agricultura orgânica


Com o objetivo de incrementar a produção de frutas, verduras e legumes orgânicos, cujo cultivo dispensa o uso de agrotóxicos, detentas da Colônia Penal Feminina de Buíque, no Sertão do Estado, estão desenvolvendo um projeto ambiental na unidade carcerária. Trata-se da horta orgânica, que já garante a oferta de alimentos para consumo próprio da unidade prisional.
A gerente da Colônia Penal, Andréa Silva, informa que a ação, além de garantir a produção de alimentos saudáveis, promove a consciência ambiental, “uma vez que as reeducandas -, a maioria delas vem de sítios das redondezas - colocam literalmente as mãos na terra e têm a oportunidade de interagir com o meio ambiente”.
Humberto Vianna, secretário executivo de Ressocialização, ressaltou a importância desse trabalho sócioeducativo desenvolvido pela direção da unidade. “Trata-se de uma ação fundamental para o processo de recuperação das apenadas. A iniciativa faz com que elas aprendam a desenvolver habilidades que poderão servir como meio de sobrevivência ao sair do presídio”.
Na horta da Colônia Penal Feminina de Buíque são cultivados os mais variados tipos de legumes e verduras. Há também uma área reservada para o plantio de pimentas de cheiro, como a “Dedo de moça”, e frutas, como o mamão e a melancia.
Características - A agricultura orgânica é um sistema de produção de alimentos que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento. A atividade tem como base o uso de estercos animais, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável, ou seja, a sua prática não compromete o meio ambiente.


Um comentário:

  1. Já coloquei o seu banner no meu. pode pegar o meu banner?
    Visite a página parceria do blog para obter o banner: http://midiaeecologia.blogspot.com/2009/09/parceria.html .
    Se tiver alguma dúvida entre em contato.

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07