COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Primeiro Circuito Turístico Orgânico

Pedra Azul

Será a primeira certificação brasileira do “Agroturismo vivenciado em propriedades ecológicas” da certificadora Instituto Biodinâmico (IBD). O processo para habilitação vem sendo desenvolvido desde 2006 pelos agricultores.Para se tornar o primeiro circuito turístico orgânico do País, os agricultores tiveram que se enquadrar às diretrizes da certificadora, às normas nacionais e internacionais de produção orgânica e de sustentabilidade para restaurantes, hospedagens e lazer.
As propriedades rurais certificadas para o circuito produzem de orgânicos de mel e seus derivados a palmitos, frango, ovos, cereais, verduras, legumes e frutas. Além disso, as propriedades deverão oferecer opções de lazer com cavalgada ecológica, passeios em trilhas, observação de pássaros, restaurantes, acomodações em pousadas, chalés e turismo cultural (casarões dos primeiros imigrantes italianos na região).
A produção orgânica também pode ser vivenciada pelos visitantes, que poderão conhecer mais sobre as técnicas de produção, além de passar pela experiência de produzir tomate seco, colher laranjas e morangos; torrar, moer e embalar café a vácuo, produção de queijo, operação de moinho de pedra para fazer fubá de milho e colher palmitos – estas também são atividades oferecidas.
O Circuito Turístico Orgânicos&Naturais foi inicialmente articulado pelos micro e pequenos produtores da Região de Pedra Azul. O projeto contou ainda com o apoio do Sebrae-ES, secretarias de Turismo e Agricultura do Estado e do município, Incaper, Ministério do Turismo e outras instituições.
Com a efetivação da região como Circuito Turístico Orgânico, o capixaba terá em uma mesma região uma série de atividades oferecidas, já que o município de Venda Nova do Imigrante, vizinho a Pedra Azul, é considerado um dos principais pontos de agroturismo do País.
A região de Pedra Azul é marcada por um maciço de granito que, devido à sua cor, que vem de liquens aderidos à superfície de toda a rocha, possui um tom azulado. Com o céu limpo, a rocha reflete tonas de anil. Já nos dias nublados a tendência é para o verde. A pedra não é a maior do Espírito Santo, mas está entre as mais belas e possui cerca de 550 milhões de anos.Uma saliência em forma de lagarto que parece subir na Pedra Azul é outro detalhe que chama a atenção. Recebeu, por isso mesmo, o nome de Pedra do Lagarto. O conjunto atinge 1.822m de altitude, sendo localizado do lado da Pedra das Flores, com 1909m. E isso tudo fica no centro de uma reserva florestal com 1.240 hectares de mata atlântica, fazendo parte do Parque Estadual da Pedra Azul.O distrito realiza ainda anualmente o Festival Internacional do Vinho, com presença de enólogo, enófilos e produtores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07