COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

As minhocas prestam grandes serviços ao solo e à agricultura.

Instituto Biológico, ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, foi o primeiro centro de formação de cientistas do estado. Aqui nasceu a SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O prédio, em estilo art deco, inaugurado em 1945, é tombado pelo patrimônio histórico.A bióloga e pesquisadora do Instituto, Mara de Andréa, estuda os efeitos dos agrotóxicos nos solos agrícolas. Ela conta com a ajuda desta minhoca, conhecida como "Americana". Apesar do nome, ela é francesa. As minhocas são bioindicadoras. A presença delas sinaliza a existência de outras espécies no ambiente.
Entrevista com Mara de Andréa/bióloga e pesquisadora científica - " A minhoca faz parte de toda a biodiversidade, que é extremamente importante pro Planeta. E o solo, nesse aspecto, é o ambiente de grande, grande biodiversidade. É o ambiente que depois de recifes e corais tem mais biodiversidade. Ela, como parte dessa biodiversidade, é tão importante quanto os outros. Acontece que a minhoca a gente vê. E o que tem dentro do solo são microorganismos, particularmente bactérias, que decompõem a matéria orgânica liberando os nutrientes que são necessários prá toda a vida no Planeta". Conhecidas como "arados do solo", as minhocas arejam a terra durante a escavação que fazem. Levam oxigênio para os microorganismos que dependem do gás pra viver.
No laboratório, a Mara estuda os efeitos principalmente dos herbicidas aplicados diretamente no solo pra combater ervas daninhas. Ela checa o que acontece com as minhocas que vivem em solos onde esses produtos químicos são aplicados.Entrevista com Mara de Andréa -" Como a minhoca faz parte da biodiversidade como um todo, ela é apenas o organismo mais visível, o que pode ocorrer é que a adição de um elemento estranho, um xenofóbico, um agrotóxico, tudo o que é estranho ao ambiente, pode provocar a supressão de algumas populações ou o sofrimento de algumas populações, traduzido em menor atividade.
Como todas as populações trabalham em conjunto, é um equilíbrio dinâmico, no momento em que você provoca o stress numa determinada população, você pode estar alterando todo o ambiente e as conseqüências podem ser a longo prazo: você pode ter menor proporção de solo, diminuição da aeração do solo, e aí todas as conseqüências que isso pode ter na principal função do solo que é a decomposição da matéria orgânica e fornecimento de nutrientes para plantas e outros organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07