COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Produtos orgânicos britânicos são mais seguros do que os franceses afirma relatório


Segundo o relatório anual de 2008 do Comitê de Resíduos de Pesticida Britânico (PRC), 6.2 % das amostras dos orgânicos vendidos na Grã-Bretanha contêm resíduos de pesticida, contra 21.7 % dos produtos orgânicos vendidos na França em 2008, como estabelecido na nota do Diretório Geral Francês de Competição, Consumo e Fraude (DGCCRF).
A monitorização dos produtos orgânicos está incluída no contexto geral da revista Controle de Pesticidas na Comida , revista da web francesa, especialista em relatórios de meio ambiente e Agricultura. "Este relatório anual mostra que não encontramos resíduos de pesticida em aproximadamente 50% da comida que analisamos. Agora, em nove anos aumentou significativamente o número de substâncias ativas que observamos, e também melhoramos a sensibilidade da nossa análise para que o nosso teste possa descobrir muitos traços de produtos.Isto aumentou a porcentagem de amostras mostrando resíduos detectáveis. Contudo, a porcentagem da comida analisada além do Limite de Resíduo Máximo (MRL) do comércio permaneceu aproximadamente 1.2 %," diz o Dr. Ian Brown, o Presidente da Revista.
Ele também realçou que o programa de vigilância, visou analisar comidas suspeitas de conter resíduos de pesticidas. Em 2008, 212 substâncias ativas foram analisadas em mais de 4,100 amostras. Assim um total de 606,000 combinações foi analisado, causando um preço de 2.1 milhões de libras.
A presença de resíduos de pesticida na comida convencional não é nada alarmante porque está abaixo do valor de MRL de cada produto. Mesmo em caso do excesso de níveis, ele pode significar simplesmente que a amostra analisada vem de um país onde o MRL é diferente da Grã-Bretanha. Isto não é até necessariamente uma indicação de más práticas na agricultura.
Mas quando ele vem da comida da agricultura orgânica, o problema é diferente. Primeiro qualquer produto que contém um traço de pesticidas sintéticas não pode ser considerado compatível com as expectativas de consumidores que acreditam que eles estão comprando um produto sem pesticidas. De outro lado, não pode haver nenhuma pergunta do MRL, desde que por definição o uso desses produtos é proibido.
O estudo britânico encontrou que mais de 6 % das 242 amostras testadas continham resíduos de pesticida orgânicos, naturais ou sintéticos. É o caso de amostras de produtos orgânicos cultivados na Grã-Bretanha, bem como importados (inclusive o vinho da Argentina, tomates e espinafre da Itália, batatas do Egito e pepino do Marrocos). Segundo o relatório, a presença de chlormequat na pasta de tomate da Itália sugere que os tomates que foram usados na preparação foram cultivados fora da Europa e depois "processados e empacotado na Itália" antes de seguir para as prateleiras de uma loja orgânica britânica.
Finalmente, embora um pesticida perigoso como o rotenone tenha sido interditado pela União Européia, até 0.03 mgs / o quilograma deste ingrediente foi encontrado em espinafre orgânico e pepino, relatou o PRC, comprovando que agricultores utilizaram estes pesticidas sem equipamento protetor apropriado em vários Estados Membros da União Européia, inclusive na Grã-Bretanha e a França.

Tradução e pesquisa:Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07