COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Paraná coloca orgânicos à disposição dos países do Mercosul


O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, disse nesta quarta-feira (16) durante palestra no I Encomex-Mercosul, em Foz do Iguaçu, que uma das prioridades do Governo do Paraná é colocar a disposição dos demais países do bloco econômico toda a tecnologia adquirida ao longo dos anos na produção de produtos orgânicos. Segundo ele, a agricultura orgânica é encarada com muita seriedade pelo governo do Estado, que tem feito investimentos em pesquisa e na abertura de mercado, através principalmente da Feira do Produtor. “Nossa palestra girou em torno das linhas de crédito que o Paraná tem do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar, para investir nas propriedades que produzem orgânicos, e do apoio que é dado à pesquisa do Iapar, do Centro Paranaense de Agroecologia e Emater.
Tudo isto está sendo colocado a disposição dos países do Mercosul”, reforçou. Bianchini revelou que o resultado deste apoio que o governo vem dando a agricultura orgânica fez do Paraná o segundo maior produtor do país, com cerca de 100 mil toneladas e mais de 5 mil produtores envolvidos. “Vale destacar ainda que temos um leque enorme de produtos, desde hortifrutigranjeiros até linhas como café, soja e derivados, onde há um interesse complementar no Mercosul”. Para o secretário, o Paraná tem interesse na importação de alguns produtos, como os derivados de oliva, que não são encontrados no Estado.
“Mas por outro lado, existe o interesse do Paraná em exportar seus principais produtos orgânicos. Portanto, acredito que o maior objetivo do Encomex é justamente incrementar o comércio entre os países produtores do bloco econômico. Agora, é preciso apresentar uma maior diversidade de produtos para os consumidores”. Além do secretário Valter Bianchini, as palestras sobre produtos orgânicos foram feitas por João José Passini, gestor do Projeto Regional de Agricultura Orgânica da Itaipu Binacional, e Ming Liu, gerente do Projeto Organics Brasil da Apex-Brasil.

Fonte:Agência de Notícias Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Área Agricultura Orgânica 07