COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

domingo, 26 de julho de 2009

Alunos de Vitória terão produtos orgânicos na merenda escolar


A coordenação de Alimentação Escolar lançará, nesta segunda-feira (27), às 9 horas, o Projeto de Alimentação Escolar Orgânica Mudança Saudável de Hábito - Gosto de Vida, no auditório da Prefeitura de Vitória. A iniciativa é uma parceria realizada junto a pequenos produtores de produtos orgânicos do interior do Estado que fornecem alimentos mais saudáveis às escolas do município. O evento contará com a presença do prefeito João Coser. O projeto contemplará 22 escolas, sendo dez de Ensino Fundamental (EMEF) e 12 do Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Serão atendidos 8,8 mil alunos e os produtos serão entregues na primeira semana de agosto e sua distribuição será realizada até o final do período letivo. O objetivo do projeto é incentivar uma alimentação mais nutritiva.
Além disso, promover novos hábitos alimentares, estimular a prática regular do consumo de alimentos mais saudáveis, valorizar a agricultura familiar e proteger o meio ambiente. Os produtos são cultivados em Iconha, Santa Maria de Jetibá e, na Grande Vitória, em Cariacica.

Delícias saudáveis

Os alimentos que serão distribuídos são abacate, abobrinha, abóbora, agrião, aipim, alface crespa, banana, batata doce, batata Yacon, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura e chuchu. E ainda, coentro, couve, couve-flor, espinafre, ervilha, inhame, laranja, milho, morango, ovos, pepino japonês, quiabo, repolho, repolho roxo, salsa, tomate e vagem.
Os produtos orgânicos são produzidos com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente, pois a produção é sustentável e os produtores valorizam as espécies de animais e plantas da região. Marcos Salles Os produtos orgânicos são produzidos com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente, pois a produção é sustentável "Além disso, a produção não destrói, nem desgasta o solo, não há produção de alimentos transgênicos e a biodiversidade é preservada", explicou a coordenadora de Alimentação da Secretaria de Educação, Jamille Soares Nascimento.

Cuidados

No manuseio de produtos orgânicos é proibida a utilização de agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que possam contaminar o alimento e ou meio ambiente. A identificação do produto orgânico é feita por meio do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SIGORG). São parceiros do projeto, além da Prefeitura de Vitória, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Associação Chão Vivo, Sebrae, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Cooperativa O Broto, Associação de Agricultores.
Produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Eles provém de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantém a vida do solo intacta. As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, o manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem qualidade biológica dos alimentos. Os produtos orgânicos são produzidos com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente, pois a produção é sustentável.

Fonte:Prefeitura de Vitória/Fabrício Faustini

Um comentário:

  1. Muito legal esse artigo. Eu moro a pouco tempo em Vitória e descobrimos que, apesar da cidade ser muito insustentável, temos muitas ações positivas desse tipo. Eu acho que esse blog vai ser uma fonte de leitura muito interessante para alimentar minha reflexões que compartilho no meu blog "vitoria sustentavel".

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07