sábado, 18 de abril de 2009

Mais um motivo para consumir orgânicos: As Fitoalexinas


As fitolexinas são substâncias químicas de defesa produzidas pelas plantas em resposta a diversas formas de estresse, incluindo radiação, ataque de microorganismos, etc. Embora as fitolaexinas de mais de 30 famílias diferentes de plantas tenham sido isoladas, desde que Müller propôs esse termo pela primeira vez em 1940, essas substâncias foram amplamente ignoradas como componentes da nutrição humana. É o que afirmam pesquisadores do USDA (Ministério da Agricultura dos E.U.A) em artigo publicado recentemente na versão online do respeitado periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Os autores sugerem a criação de uma nova área de pesquisa em Alimentação Funcional chamada de “Alimentos Enriquecidos com Fitoalexinas”, substâncias que apresentam benefícios para a saúde humana e não apenas as já conhecidas propriedades de proteção de plantas. Esses compostos podem apresentar ações anti-inflamatórias e anti-oxidantes, entre outras.Uma fitoalexina mais conhecida, graças ao consumo do vinho tinto, é o resveratrol, agente anti-oxidante tido como um dos responsáveis pela capacidade do vinho tinto em prevenir doença cardiovascular.
Um dos métodos para produzir alimentos mais ricos em fitoalexinas é a agricultura orgânica. Segundo os autores: “é tentador especular que, com a agricultura moderna, nós estamos limitando, pelo menos de alguma forma, a produção de compostos promotores de saúde em nossas dietas, que poderiam estar presentes em níveis mais elevados em alimentos de cultivo orgânico ou em alimentos produzidos antes das técnicas de controle de pragas da agricultura moderna”.



Fonte: Source: Journal of Agricultural and Food Chemistry
“Phytoalexin-Enriched Functional Foods”
Published online ahead of print, ASAP Article, doi: 10.1021/jf8040403
Authors: S.M. Boue, T.E. Cleveland, C. Carter-Wientjes,
B.Y. Shih, D. Bhatnagar, J.M. McLachlan, M.E. Burow

2 comentários:

Área Agricultura Orgânica 07