COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

segunda-feira, 9 de março de 2009

Os agrotóxicos e seus maleficios

Agrotóxico é um tipo de insumo agrícola. Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas.
Os agrotóxicos podem ser :

• pesticidas ou praguicidas combatem insetos em geral;

• fungicidas (atingem os fungos);

• herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas).

Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicos os solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.Eles causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais.Já foram registrados casos de transmissão de leucemia para o feto, por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a gravidez.
Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 encontram-se licenciadas no Brasil, que é um dos cinco maiores consumidores de agrotóxicos no mundo.Alguns agricultores ainda não conhecem o perigo que o agrotóxico representa para a sua saúde e para o meio ambiente.
Pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, em 12 países da América Latina e Caribe, mostrou que o envenenamento por produtos químicos, principalmente pelo chumbo e pelos pesticidas, representa 15% de todas as doenças profissionais notificadas.O índice de 15%, antes mencionado, pode parecer baixo, mas a Organização Mundial de Saúde - OMS afirma que apenas 1/6 (16,6%) dos acidentes são oficialmente registrados e que 70% dos casos de intoxicação ocorrem em países do terceiro mundo, sendo que os inseticidas organofosforados são os responsáveis por 70% das intoxicações agudas.O manuseio inadequado de agrotóxicos é, portanto, um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser lenta e demorar anos para se manifestar.O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em conseqüência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas nos países em desenvolvimento.


Fonte: OPAS,OMS

7 comentários:

  1. No momento pode ser citado qual desses poluentes é mais agressor ao meio ambien te e ao ser humano?

    ResponderExcluir
  2. Se é loco acho que vai ajudar no trabalho da escola !!!!!!!!!:)

    ResponderExcluir
  3. espero que esse SITE me ajude no trabalho de casa!!!!!:)

    ResponderExcluir
  4. Poderia ter falado mais sobre o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Por que o botão direito do mouse não pode ser utilizado aqui ?
    :S

    ResponderExcluir
  6. Deveria ter os tópicos das doenças ou lesões que causa no ser Humano

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07