COLABORE COM O NOSSO BLOG COMPRANDO OS NOSSO PRODUTOS
Studio na Colab55

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Agrotóxicos: o que são e como se classificam.


Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Os agrotóxicos podem ser :
>pesticidas ou praguicidas combatem insetos em geral)
>fungicidas (atingem os fungos)
>herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas)

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios:

Quanto à finalidade:
>ovicidas (atingem os ovos dos insetos),larvicidas (atacam as larvas), acaricidas (específicos para ácaros),formicidas (atacam formigas).

Quanto à maneira de agir:
>através de ingestão ( a praga deve ingerir a planta com o produto),microbiano (o produto contém microorganismos que atacarão a praga ou o agente causador da doença)por contato ( ao tocar o corpo da praga o produto já faz efeito).

Quanto à origem:
>inorgânicos
>orgânicos.

Os agrotóxicos organo-sintéticos de uso proibido na Agricultura Agroecológica são:

Clorados: grupo químico dos agrotóxicos compostos por um hidrocarboneto clorado que tem um ou mais anéis aromáticos. Embora sejam menos tóxicos (em termos de toxicidade aguda que provoca morte imediata) que outros organo-sintéticos, são também mais persistentes no corpo e no ambiente, causando efeitos patológicos no longo prazo. O agrotóxico organoclorado atua no sistema nervoso, interferindo nas transmissões dos impulsos nervosos. O famoso DDT faz parte deste grupo.

Cloro-fosforados: grupo químico dos agrotóxicos que possuem um éstere de ácido fosfórico e outros ácidos à base de fósforo, que em um dos radicais da molécula possui também um ou mais átomos de cloro. Apresentam toxidez aguda (são capazes de provocar morte imediata) atuando sobre uma enzima fundamental do sistema nervoso (a colinesterase) e nas transmissões de impulsos nervosos.

Fosforados: grupo químico formado apenas por ésteres de ácido fosfórico e outros ácidos à base de fósforo. Em relação aos agrotóxicos clorados e carbamatos, os organofosforados são mais tóxicos (em termos de toxidade aguda), mas se degradam rapidamente e não se acumulam nos tecidos gordurosos. Atua inibindo a ação da enzima colinesterase na transmissão dos impulsos nervosos.

Carbamatos: grupo químco dos agrotóxicos compostos por ésteres de ácido metilcarbônico ou dimetilcarbônico. Em relação aos pesticidas organoclorados e organofosforados, os carbamatos são considerados de toxicidade aguda média, sendo degradados rapidamente e não se acumulando nos tecidos gordurosos. Os carbamatos também atuam inibindo a ação da colinesterase na transmissão dos impulsos nervosos cerebrais. Muitos desses produtos foram proibidos em diversos países também em virtude de seu efeito altamente cancerígeno.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Faço Eng. Ambiental. Terceiro período ainda.

    Continue lutando sempre.Pessoas como nós melhoraremos a condição de vida humana e da Terra, certamente que sim. Com a ajuda do Pai conseguiremos.

    Abraços

    Felipe S. Meggiolaro
    (fsmeggiolaro@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. NA ATUALIDADE O DOMÍNIO DO CORPORATIVISMO DAS INDUSTRIAS DE AGROTÓXICOS EXIGE QUE OS CONSUMIDORES SE ORGANIZEM COM AUTORIDADES COMPETENTES NOS DIVERSOS CAMPOS DA CIÊNCIA PARA CRIAR MECANISMO DE CONTROLE PELOS PRÓPRIOS USUÁRIOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PARA DETECTAREM PRESENÇA DE AGROTÓXICOS NOS PRODUTOS OU NAS DOSAGENS CLINICAS SOROLÓGICAS POR EXAMES PERIÓDICOS NA POPULAÇÃO. UM CONTROLE TERÀ DE VIR PELA PREMÊNCIA E CALAMIDADE DA PERDA DE SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL.

    ResponderExcluir

Área Agricultura Orgânica 07